20 de mar. de 2011

Hey Soul Sister...

Voltando a série sobre movimentos musicais, temos a música que cresceu com as experiências do negro na América...

O Soul...

Todos, pelo menos já ouviram falar do Sr.Dinamite, O padrinho do Soul, uma das figuras musicais mais notáveis do século 20, James Brown...


Mas de onde surgiu o que o consagrou? Como o soul cresceu e se desenvolveu na história?

O soul, musicalmente falando é uma mistura entre a música gospel americana (que não tem nada haver com a música gospel brasileira...) e o R&B (rhythm & blues). Além disso, o soul possui características próprias, como a interação com um coral, "perguntas e respostas", geralmente acompanhadas de palmas em grupo dando um ritmo mais dançante, e caracterizando a música como algo a ser dançado e curtido.

Outra característica marcante são os movimentos repentinos, que casam com o improviso vocal e comportamental dos interpretes.

A origem do soul remonta o começo da década de 60, porém seu início se deu em 40 quando grupos de gospel a cappella serviram de inspiração para o soul.
O termo soul, só começou a ser utilizado para descrever o "gospel secular" no começo de 60 e como quase todo gênero musical relacionado aos negros nos EUA, onde já aconteciam protestos, pregava uma sociedade racialmente igualitária.

Se James Brown era o rei, Ray Charles foi o inventor...Foi ele que começou a mistura de estilos que culminou no soul...
Jazz, gospel, R&B... Enfim muito foi misturado até a mistura ficar boa (não que tenha sido algo proposital...) a ponto de nascer o soul.

O soul cresceu e se desenvolveu, criando subgêneros. Estes variam em região, gravadoras, raça dos componentes do grupo, etc... Vou destacar 2 que achei particularmente interessantes...

Neo Soul é um subgênero influenciado pela black-music dos anos 70 que incorpora o funk, hip-hop, jazz e ocasionalmente, house music.
The Fugees (1996), em sua regravação de Roberta Flack - Killing me Softly (1970)


O soul psicodélico foi o casamento entre o rock psicodélico e o soul, mais tarde originando o funk, e ainda mais adiante o disco... Pode-se dizer que foi o encontro de Jimmy Hendrix com toda a sua psicodélica e o soul de James Brown...
Sly and the Family Stone - I Want to Take you Higher


Enfim acredito que tenha passado apenas um pouco de tudo que o Soul foi e continua sendo. Para quem quer saber mais, clique aqui, e para uma lista de artistas relacionados ao genero clique aqui.

Até a próxima!

#Ouvindo New Politics - Dignity

Nenhum comentário:

Postar um comentário