23 de mai. de 2011

Avant!

Voltando a série sobre movimentos musicais, falarei sobre a vanguarda (não confundir com jovem guarda...)
Os movimentos de vanguarda são aqueles que, "guiam a cultura de seus tempos", estando de certa forma à frente deles. Muitos destes movimentos possuíam/possuem militantes, lança(va)m manifestos e acredita(va)m que a verdade encontra(va)-se com eles.

Vanguarda (deriva do francês avant-garde) em sentido literal faz referência ao batalhão militar que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Daí deduz-se que vanguarda é aquilo que "está à frente". Desta forma, todo aquele que está à frente de algo e, portanto aquele que está à frente do seu tempo em uma atitude poderia se intitular como pertencente a uma vanguarda.

Pode-se dizer também que o movimento de vanguarda é àquele que pressiona os limites do status-quo, tentando de alguma forma romper ou expandir as barreiras do socialmente aceito.

Em termos musicais, a música de vanguarda é dita como aquela que agrupa as tendências da música erudita surgidas após a Segunda Guerra Mundial... Mas voltando para os nossos dias, pode se referir a qualquer obra que utilize técnicas de expressão inovadoras e radicalmente diferentes do que é tradicionalmente é feito, assumindo, logo, um caráter quase exclusivamente experimental.

O movimento, que inspira mudança, possui diversas vertentes e formas de composição, por isso tratarei de três apenas (para maiores informações:
clique aqui)

A mais conhecida e disseminada vertente do avant-garde é a música eletrônica, que é toda música criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição.

Kraftwerk - Trans-Europe Express (Os vôvôs da musica eletrônica...)

A música microtonal é chamada assim por conter em sua estrutura os chamados microtons, intervalos entre notas menores do que um meiotom (Um semitom é o menor intervalo mais utilizado no mundo ocidental, dividindo-o temos o meiotom e subdividindo o meiotom chegamos ao microtom). O microton é muito utilizado nas músicas orientais, e foi primeiramente encontrado em tabuletas de argila na Mesopotâmia.

Tolgahan Cogulu, um musicista árabe, mostrando sua invenção, o violão microtonal ajustável e explicando e utilizando os microtons. Nesta parte, que é a primeira de uma série, há uma explicação (em inglês, ou algo parecido...) sobre o que é o microtom. Os exemplos de músicas que utilizam essa técnica, são encontrados aos 3'55'', 5'50'', 7'34'', 9'58'' do mesmo vídeo.

Por último, temos a música minimalista, que acredito eu, tenha sido a base para o punk rock...

Este tipo de denominação musical, tem como característica a repetição de pequenos trechos, com pequenas variações através de grandes períodos de tempo e/ou estaticidade na forma de tons executados durante um longo tempo além de possuir ritmos quase hipnóticos.


Composição minimalista para piano
 
Acho que deu pra ver que escolhi as duas últimas por causa dos nomes bacanas e também pelo fato de que muita gente (incluo me nessa lista...) nunca ouviram falar nessas vertentes da música.

Para finalizar resalto que as variações de frenquências em um período são belas...
Não é a toa que isso é denominado 1º arte...

#Ouvindo Counting Crows - Goodnight Elisabeth

3 comentários:

  1. Vanguarda, isso me lembra o Kiss...nao foram inovadores mas tiveram lá sua caracteristica unica que prevalece até hoje, e que por sinal influenciou muitas bandas atuais.
    Restart, querendo ou nao, tambem é uma vanguarda...afinal lançou ai uma tendencia nova, a musica em si não é mais um tipo de vanguarda, mas sim tambem o que acompanha ela, como eu citei tao focadamente ai as roupas...tal Kiss e restart. Otimo post meu filho!

    ResponderExcluir
  2. Lucas como sempre mandando ver nos posts do blog... eu sou apaixonada pelo som do Piano, e essa música minimalista que você colocou mexeu comigo. É ouvindo esse tipo de música que eu sinto saudade, que fico com vontade de tocar em outras teclas pretas e brancas que não sejam as do computador XDDDDDDDDDDDDDD Mas eu não sei se seria capaz de me dividir entre o piano e a bateria...

    Quem eu considero muito "vanguardista" e que eu já citei aqui é o Pink Floyd... a mistura deles de elementos que não tem necessariamente a ver com a música, como a sincronia dos relógios em Time (e isso pra época deu um trabalhão de montar), ou mesmo outras obras de artes deles... é apaixonante.

    ResponderExcluir
  3. Ah, como faz pra baixar a musiquinha? xD

    ResponderExcluir