24 de fev. de 2011

Estoque de Madeira...

Tudo bem, o título foi infeliz, mesmo assim uma possível tradução literal de um dos festivais mais marcantes (historicamente/culturalmente falando) já realizados no mundo:

"Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música"

Como era anunciado na época, o Festival de Woodstock...

Tudo começou quando John P. Roberts e Joel Rosenman resolveram investir em algo diferente, colocando, em jornais famosos,  o seguinte anúncio:

"Jovens com capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e interessantes e propostas de negócios" (Não sei se era pretensão, ou se eles eram realmente endinheirados...)

Michael Lang e Artie Kornfeld responderam ao anúncio, e os quatro começaram a idealizar o que seria um estúdio em Woodstock... Acabou virando um festival de música e arte ao ar livre...(realizado em 1969, na cidade de Bethel, a uma hora de distância de Woodstock, por causa das reclamações do habitantes de Woodstock)

O festival, que foi um empreendimento, acabou virando um evento gratuito, por conta dos 500 mil presentes que acabaram por derrubar cercas e fazer sua entrada... com isso os organizadores do evento (que não contavam com tal público) não puderam providenciar todo o saneamento nessessário, fazendo com que os espectadores passassem por mals bocados por causa de comida e higiene. 

Apesar disso, vale dizer que sua importância e destaque, em maior parte, foi devido ao comportamento do público, que viveu e exemplificou na pele o lema do festival, (... Paz e Música) onde os hippies estavam em alta como um movimento de contracultura, (diz-se contracultura movimentos cujo objetivo é a mobilização e contestação social, indo de encontro a valores adotados pela sociedade "normal") sendo o festival, portanto, de grande importância por exemplificar a era hippie.

Essa importância foi tanta que em 70, foi lançado um documentário do festival que virou relíquia da biblioteca do congresso americano por seu significado cultural.

O festival, além de todo o contexto já tratado, foi excepcional em termos musicais tendo a apresentação dos seguintes artistas :


Então, aos senhores ai de cima:

Parabéns por fazer história com boa música...

Placa comemorativa no local


2 comentários:

  1. Jessyka Sampaio25.2.11

    Aêêêê!!
    LGM tbm é cultura! xD
    Parabens pelo post Lu...como sempre, muito bem elaborado, adorei!

    Aos demais....curtam as novidades quentinhas do post....para saber um pouco mais da cultura de músicas qu fazem história!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser o meu festival preferido, perdendo apenas para o Isle Of Wight, Woodstock foi o mais revolucionário evento da música. Tenho a trilha sonora do filme em vinil triplo, simplesmete maravilhoso.

    Meus shows preferidos do festival, em ordem de preferencia:
    1.Sly & The Family Stone
    2. Hendrix
    3. Santana
    4. Creedence
    5. Jefferson Airplane

    Gostei da idéia de botar o que está ouvindo, então farei o mesmo:
    Bitches Brew - Miles Davis

    http://rockmetalsempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir